|
A primeira apropriação em larga escala veio pela política. Karl Marx, nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844, elogia justamente esse trecho e diz que a grandeza da Fenomenologia está em conceber o trabalho como o ato pelo qual o homem se produz. Ele acusa Hegel de tratar o processo inteiro dentro do pensamento e transporta a cena para a fábrica, onde o operário produz e o produto vai embora.
A inversão de Marx muda o desfecho. Em Hegel, o servo se liberta pela consciência que o trabalho lhe dá; em Marx, o trabalho na indústria faz o contrário e afasta o trabalhador do produto, da atividade e dos outros, e a saída deixa de ser interior e passa a exigir mudança nas condições materiais.
Friedrich Nietzsche atacou por outro flanco, na Genealogia da Moral de 1887. Para ele, a moral que exalta a humildade e o serviço não é a vitória silenciosa do servo e sim a vingança do fraco, que inventa uma tabela de valores onde a fraqueza vira mérito. O que Hegel lê como amadurecimento, Nietzsche lê como ressentimento organizado em doutrina.
A leitura que dominou o século vinte foi de um professor russo em Paris. Alexandre Kojève deu um seminário sobre a Fenomenologia na École Pratique des Hautes Études entre 1933 e 1939, e transformou esse trecho no centro do livro inteiro, com o desejo de reconhecimento como motor de toda a história. Jean-Paul Sartre, Jacques Lacan, Maurice Merleau-Ponty e Georges Bataille estiveram naquela sala.
Sartre saiu de lá com o pessimismo intacto e escreveu em O Ser e o Nada, de 1943, que o encontro com o outro é conflito permanente, sem síntese possível. Simone de Beauvoir levou a mesma estrutura para O Segundo Sexo, de 1949, e descreveu a mulher como aquela definida por um olhar que a coloca na posição de outro absoluto.
Frantz Fanon fez a objeção mais dura em Pele Negra, Máscaras Brancas, de 1952. Ele observa que na colônia nem sequer houve a luta que Hegel descreve: o reconhecimento foi concedido por decreto de cima, sem disputa, e um reconhecimento entregue sem que ninguém tenha arriscado nada não produz a transformação que o texto alemão promete.
Axel Honneth retomou o tema em Luta por Reconhecimento, de 1992, e desdobrou a exigência em três esferas: o afeto na vida íntima, o direito na vida pública e a estima no trabalho. Segundo ele, boa parte dos conflitos sociais visíveis hoje nasce de humilhação, não de escassez, e o pedido que vem de baixo é para ser tratado como alguém.
|
A conclusão que resistiu a todas as brigas é simples: quem manda no julgamento não recebe julgamento nenhum, recebe eco.
|
"De quem você exige um reconhecimento que já sabe que é forçado?"
Numa reunião de segunda-feira, um gerente termina a apresentação e olha em volta esperando. A sala entende o olhar e começa a bater palma, um a um, até todos estarem batendo. Ele agradece com a mão no peito, guarda o laptop e sai pensando que foi bem recebido.
As palmas duraram quatro segundos.
|